Qualidade da Energia Elétrica: Entenda os seus impactos!

A qualidade da energia elétrica é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas em nosso país. Afinal, ela é responsável por determinar todo o custo relativo de uma linha de produção.

Dessa maneira, é fundamental que uma empresa mantenha uma boa qualidade de energia elétrica para se manter competitiva no mercado. Pois, o custo para produzir um produto poderá ser profundamente impactado caso essa qualidade não esteja satisfatória.

O que é qualidade da energia elétrica?

A qualidade da energia elétrica é uma medida que mostra como a energia está sendo usada pelas indústrias. O conceito acaba levando em consideração, portanto, diversos parâmetros desejáveis para uma operação segura.

Desse modo, quando tais parâmetros não são alcançados, o valor da conta de energia pode variar substancialmente. Isso implica dizer que o custo da produção aumenta, e consequentemente a necessidade de repassar tal custo ao preço do produto.

Isso gera menos competitividade por parte da empresa em um mercado cada vez mais concorrido. E como consequência, a empresa terá a sua fatia de mercado reduzida, comprometendo inclusive a sua sobrevivência.

A ANEEL, a partir de 2017 determinou uma série de penalidades para as concessionárias, caso as mesmas venham violar cláusulas previstas em contrato. Dessa forma, surgiu então a necessidade de monitorar a qualidade da energia. 

Como controlar a qualidade da energia?

A qualidade da energia elétrica deve ser controlada para assegurar que a mesma esteja adquirindo as características ideais para proteção e controle, inclusive da própria concessionária.

Qualquer empresa, seja ela uma indústria, comércio ou prestação de serviços, pode inclusive realizar avaliações periódicas para avaliar se a energia que chega ao estabelecimento está realmente sendo tratada da maneira correta.

Para isso é necessário contar com uma empresa especializada, que possua um sistema de gestão energética, que além de reduzir o custo de energia, ainda garanta a medição eficiente de todos os pontos da produção.

Esse sistema, através dos índices elétricos, juntamente com o índices de produção, consegue descobrir os mais variados problemas relacionados ao consumo de energia elétrica. Como resultado, temos a redução drástica no custo de produção.

Quais são os distúrbios que afetam a qualidade da energia?

Existem diversos distúrbios que podem afetar a qualidade da energia elétrica de uma indústria. Dentre os principais, podemos citar:

  • Transitórios – Provocam alterações súbitas nas condições operacionais de um sistema de energia elétrica;
  • Variação de tensão de curta duração – Pode ser causado pela energização de cargas que precisam de grandes correntes de partidas ou até mesmo por falhas na conexão dos cabos do sistema;
  • Variação de longa duração – São ocasionadas por saídas de grandes blocos de cargas e perda de fase;
  • Desequilíbrios – Ocasionado por disfunções nos sistemas de distribuição de cargas;
  • Surtos – Tensão elevada acima do limite por um tempo bem curto, abaixo de um segundo.

Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas que podem afetar a qualidade da energia elétrica de uma indústria. Por isso, é imprescindível para uma gestão eficiente de custos manter a alta qualidade da mesma.

Nesse sentido, oferecemos para nossos clientes um serviço tecnológico de ponta na solução da gestão energética do seu estabelecimento. Nosso sistema, através dos índices elétricos, junto com os índices de produção, consegue medir a eficiência produtiva de modo geral.

Assim sendo, conseguimos descobrir através da medição do consumo de energia elétrica, diversos outros problemas que são desconhecidos pela empresa. Entre em contato conosco e conheça mais detalhadamente os nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *