Indústria 4.0 | Principais ferramentas para redução de desperdícios.

A Indústria 4.0 é um novo conceito que vêm revolucionando diversos setores industriais. Ela é, desse modo, conhecida como a quarta revolução industrial.

Dentre os principais aspectos da indústria 4.0 estão o uso da tecnologia e inovação no processo produtivo. Tais aspectos estão, dessa forma, mudando o formato das indústrias, deixando-as ainda mais dinâmicas.

O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é um conceito que compreende todas as inovações tecnológicas que foram desenvolvidas no decorrer dos últimos anos. Essas tecnologias contribuem para facilitar os processos industriais, eliminando desperdícios, gerando mais valor agregado para o cliente e consequentemente, mais lucro para a empresa.

O termo foi utilizado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Ele se originou através de um projeto de estratégias do governo da Alemanha focado exclusivamente em tecnologia de ponta.

Basicamente, esse conceito entende que a conexão de máquinas, sistemas e ativos possibilita às empresas, criarem redes inteligentes ao longo de toda sua cadeia produtiva, controlando assim, de maneira mais efetiva as mais variadas ações.

Principais ferramentas da indústria 4.0

Como já antecipamos, a principal característica da quarta revolução industrial é o uso da tecnologia no processo produtivo. Assim sendo, o conceito dispõe de algumas tecnologias chave que dão todo o suporte necessário para as indústrias.

A ferramenta mais utilizada na indústria 4.0 é a Internet das Coisas, também conhecida como IoT. Ela colabora com a conexão de objetos físicos, máquinas, pessoas e até dispositivos eletrônicos para controlar todos os itens da produção.

Em virtude disso, essa ferramenta tornou-se uma verdadeira base da indústria 4.0, pois ela permitiu a automação dos processos industriais de maneira mais efetiva.

Uma outra ferramenta aliada da quarta revolução industrial é o Big Data Analytics. Esse conceito compreende uma estrutura de dados extensas e complexas que usam abordagens inovadoras com a finalidade de capturar, analisar e gerenciar informações.

Os impactos trazidos pela quarta revolução industrial

Com o auxílio da tecnologia, a quarta revolução industrial trouxe diversos impactos positivos para as empresas da atualidade. Inclusive, as empresas que não se atentarem para isso estarão com seus dias contados no mercado. Dentre os principais impactos podemos destacar:

  • Capacidade de operar em tempo real – Através das ferramentas tecnológicas citadas acima, como a Internet das Coisas e o Big data é possível obter dados, realizando análises e tratamento em tempo real;
  • Descentralização – Como a tecnologia proporciona uma certa inteligência artificial na linha de produção, a tomada de decisão pode ser feita pelo próprio sistema, colaborando para a descentralização;
  • Segurança dos dados – Com o auxílio do Big Data, o armazenamento dos dados normalmente são feito em nuvens, gerando mais segurança dos arquivos no que tange ao risco de ataques virtuais.

Como é possível ver, a tecnologia está revolucionando o setor industrial. E isso obriga as empresas a encontrarem soluções tecnológicas e inovadoras para seus produtos e serviços a todo instante.

Nossa empresa possui uma ampla experiência nessa área. Temos um sistema de gestão energética inteligente, capaz de reduzir drasticamente o consumo de energia da sua empresa. Isso proporciona mais competitividade para o seu negócio.

Em um mundo onde a indústria 4.0 avança a passos largos, reduzir custos com auxílio da tecnologia é um diferencial indispensável nos dias atuais. Quer saber mais sobre esses e outros serviços que prestamos? Entre em contato e surpreenda-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *